quarta-feira, 21 de maio de 2008

Exportações 2007

( clique na imagem para aumentar )


Fechamos 2007 com números históricos na exportação: 12 milhões de litros, representando mais de 26 milhões de euros. Um aumento de 15% face a 2006 - o quinto aumento consecutivo.

Os números divulgados pelo INE/INTRASTAT merecem reflexão atenta. Estamos a crescer em todos os principais mercados, com realce para a França, Estados Unidos, Angola, Canadá, Brasil e Suíça. Em todos crescemos mais de 20%. Em valor !

O Vinho Verde exporta-se para 86 países mas o mercado está fortemente concentrado numa dezena. Temos defendido que devemos investir ano após ano nestes mercados, criando uma rede de importadores, de distribuidores e finalmente de retalhistas. Os "mercados-mito"adorados pelos políticos significam pouco para nós, a China no lugar 29 com 13.000 litros ou a Índia no lugar 67 com uma pipa. Uma miserável pipinha.

A nova OCM do Vinho vai disponibilizar no envelope nacional cerca de 16M€/ano para apoiar as empresas nos mercados de exportação para fora da Europa. É para clientes como os EUA, o Canadá, o Brasil e Angola que temos de apontar a artilharia.

E importa articular os mercados alvo com a definição do produto. O que é que o cliente procura e cada mercado ? o estudo que os especialistas britânicos da Wine Intelligence estão a elaborar para a CVRVV e será apresentado a público em breve vai ajudar-nos a aprofundar este tema. E porém, aqui fica uma conclusão curiosa: querem vinhos com menos álcool !

Para receber a tabela completa das exportações 2006-2007 envie-me um mail ou consulte a nossa página no endereço http://www.vinhoverde.pt/

Sem comentários: