sábado, 10 de maio de 2008

Stocks a 30 de Abril

( clique na imagem para aumentar )

O gráfico não distorce e não são precisas muitas palavras: o stock de brancos na região é muito limitado. A 31 de Dezembro tinhamos em stock 55 milhões de litros de branco e as vendas de 2007 tinham sido de precisamente 55 milhões de litros do mesmo vinho. Claramente passará a ser bom negócio a produção de uva branca. Também já era tempo...

Precisamos é de evitar os erros de 98. A região tem de ter memória ! Em 99 os preços aumentaram fortemente no ponto de venda - perdemos a cabeça - e com isso as vendas desceram em 20 milhões de litros: os enormes excedentes do início da década começaram aí a nascer. Em 2003 tinhamos 150 milhões de litros em stock. O desafio para estes anos é pois o de repercutir a valorização da materia prima com bom sendo e moderação.

No tinto nem tanto. Há bastante vinho e podemos falar de um excedente estrutural. Uma oportunidade para desenvolver os rosés ?

Os mapas mensais de stocks e vendas são emitidos na CVRVV e estão disponíveis para todos os interessados. Basta que os solicite. A mim próprio por correio electrónico ou à sua gestora de conta.

Sem comentários: