domingo, 1 de junho de 2008

De bicicleta rumo ao Alvarinho

A Ecopista do Rio Minho, entre Valença e Monção é uma das formas mais agradáveis de visitar a nossa Região. Chegado a Valença, tome a estrada para Monção por uns 200 metros, e vire à esquerda logo após a ponte sobre o caminho de ferro. Descendo, encontra um parque de estacionamento e aí começam os 13 kms que atravessam a natureza quase até Monção.

A ecopista usa o trilho da antiga linha de caminho de ferro, hoje bem sinalizada e pavimentada. Pode fazer o percurso a pé, de bicicleta ou patins. O percurso atravessa campos, aldeias e vinhas. Há locais para descanso e todos os cruzamentos estão sinalizados com segurança. Não chega mesmo ao centro de Monção mas fica perto. E não precisa de ser um/a atleta: o traçado é plano !

Está em execução a segunda fase da Ecopista, que a levará até à termas de Monção e a ligará à ecopista espanhola de Salvaterra, na outra margem do Minho.

O vale do Minho é um excelente local para um fim de semana. Boa hotelaria, gastronomia, excelentes vinhos e a gasolina barata ali ao lado !

Sem comentários: