segunda-feira, 21 de julho de 2008

Aproxima-se a vindima


( clique na imagem para aumentar )


Vem aí a vindima. As previsões que a CVRVV faz com base nos inquéritos aos técnicos a região só estarão prontas no fim da semana, mas creio que não andarão longe de "uma colheita como a do ano passado".

Vamos ter novidades. Várias empresas à procura de uvas. Novos compradores de mosto, as adegas em reorganização. Será que a Viniverde cumpre o projectado e as 7 adegas que a compõem já vão receber as uvas ( e paga-las rapidamente ) em nome da nova sociedade ?

O mapa em cima recorda-nos das produções da última década. E vale a pena faze-lo para nos lembrarmos das asneiras que fizemos em 1998. A produção era limitada, o stock era pequeno e a região deixou inflacionar para além do razoável o preço da uva. Resultado: em 2000, as vendas de Vinho Verde eram inferiores em 20 milhões de litros às de 1998. É essencial saber remunerar a viticultura ( e é justo lembrar que nem sempre o temos feito ) mas não é menos importante perceber que estamos num mercado aberto: se aumentarmos os preços, o cliente tem dezenas de alternativas à sua disposição a melhor preço.

Sem comentários: