quarta-feira, 9 de julho de 2008

Decanter, Julho 2008: álcool nos vinhos

A Decanter de Junho inclui um artigo interessante sobre o álcool nos vinhos e a necessidade de o reduzir.

No nosso caso, o estudo feito pela Wine Intelligence aponta precisamente para a leveza do vinho como uma das qualidades que os nossos clientes mais valorizam. A assinatura da nossa campanha deste ano "corpo leve, espírito jovem" aponta precisamente neste sentido.

O nosso tempo é mais de quem procura um vinho subtil do que de quem procura o álcool puro e simples. Além dos efeitos mais conhecidos do álcool, o cliente começa a perceber que álcool significa também calorias. Uma garrafa de vinho com 12 % alc tem aproximadamente 670 calorias.

Mundialmente, os segmentos de mercado com vinhos com menos álcool - é aí que estamos - são os que crescem. Esta orientação tem de ter reflexos na viticultura e na enologia da nossa região. Percebe-se que uma região com problemas históricos de maturação tenha hoje orgulho nos resultados que conseguiu. mas há um ponto em que temos de parar. A alteração dos Estatutos da Região há alguns anos atrás certamente resolveu problemas imediatos a vários produtores, mas será que deu a mensagem certa à região ?

Para ler o artigo da Decanter clique aqui.

Sem comentários: