domingo, 31 de agosto de 2008

De bicicleta pelas vinhas de Famalicão


Do centro de Famalicão, perto da Estação de caminho de ferro, parte a ciclovia que ligará esta cidade à Póvoa do Varzim pelo percurso da antiga linha férrea. Neste momento está recuperado e aberto ao público o troço Famalicão-Gondifelos com numa extensão de 10,2 kms.

Por entre bosques e milheirais, aldeias típicas e quintas vinícolas, o percurso oferece um excelente meio para se desfrutar da natureza da região e para a prática desportiva, num ambiente de grande beleza e tranquilidade.

Ao longo do percurso, as pontes, viadutos e os velhos apeadeiros recordam-nos a história desta linha, a primeira de bitola estreita do país, inaugurada em 1881 e explorada à época por uma empresa privada.
( uma vinha perto de Brufe )

A via está a ser recuperada, em particular as bermas, mas percorre-se sem dificuldade e com o "extra" de atravessar paisagens variadas. Fiz o percurso num domingo de manhã e cruzei-me não só com os "profissionais" com bicicletas moderníssimas mas também com famílias completas em que o mais novo vai todo afoito na sua pequena bicicleta a liderar o grupo !

( foto C.M.Vila Nova de Famalicão )

Sugiro que estacione em Famalicão na Rua Daniel Rodrigues que fica no início do percurso. Faça então o percurso de bicicleta ( ou a pé ! ) até ao fim ( uma hora aprox. ) e regresso. Após Gondifelos, no limite do Concelho, o percurso deixa de ser transitável, pelo que o melhor é regressar. No largo da igreja de Gondifelos há um café para reabastecer.

Dicas:
  • distância: 10,2 kms
  • piso: terra e gravilha ligeira; bom para qualquer tipo de bicicleta
  • aproveite o passeio e visite um produtor de Vinho Verde. Procure aqui.
  • não recomendo fazer o percurso até à Póvoa, salvo se tiver uma bicicleta TT robusta pois após o fim de Famalicão o piso é o balastro da linha férrea
  • tendo tempo, uma boa visita é o museu ferroviário alusivo precisamente a esta linha. Procure mais informação aqui.
( clique à direita em "Ecovias" para conhecer mais percursos de bicicleta pelo Vinho Verde )

Sem comentários: