domingo, 3 de agosto de 2008

Em agenda para Setembro:
apoios à promoção


Uma comissão, de que fazem parte técnicos de marketing das associações do sector, tem-se reunido com o IVV para preparar o caderno de encargos que vai suportar os novos financiamentos para a promoção em mercados fora da união europeia.

Setembro é o mês chave para as empresas prepararem as suas candidaturas. Ainda não há documentos finais e muitos pontos estão em aberto mas vale a pena ficar já com alguns apontamentos e ir fazendo trabalho de casa. Sublinho que são ainda apontamentos que carecem de ser confirmados com a publicação dos documentos finais.

Que apoio é este ?

A política comunitária alterou-se em Dezembro passado com o acordo sobre a OCM vitivinícola que entrou em vigor neste mês de Agosto. Reduzem-se os apoios ao "mercado" nomeadamente as destilações, a armazenagem e o subsídio à exportação. Em contrapartida são abertos dois novos programas de apoio: um de menor orçamento para acções dentro da UE ( e com muitas limitações na comunicação ) e um outro para a promoção em mercados fora da UE. É este a que me refiro.

Qual é o apoio ?

Ao longo dos próximos 5 anos, serão apoiados projectos para um total de 1oo milhões de euros de investimento. Em princípio para cada projecto estará disponível um apoio comunitário de 50% a fundo perdido, a que acresce um apoio nacional de 20%. O apoio para os projectos que obtenham a máxima pontuação será pois de 70% a fundo perdido.

Que acções se apoiam ?

Acções comerciais, campanhas publicitárias, acções no ponto de venda, edição de material, sítios internet, presença em feira, organização de provas.

Em que mercados ?

Só em países externos à UE. Haverá porém uma lista de mercados prioritários nos quais as açcções terão possivelmente um apoio mais generoso. A lista está ainda em debate, mas é provável que mercados como o Brasil, os EUA e a Canadá aí figurem.

Quem se pode candidatar ?

As empresas e associações do sector. Note-se porém que haverá um sistema de pontuação que será mais favorável às candidaturas mais abrangentes ( associações ou produtores unidos ) e com elaboração mais profissional e eficaz.

Duração dos projectos

De 1 a 3 anos.

Questões burocráticas a tratar !

Este apoio é vocacionado para as PME's. Deve pois tratar já da "Certificação PME" que obtém no IAPMEI. Para mais informação clique aqui ou contacte o IAMPEI pelo número: 808201201.

Para a candidatura vai precisar de planos e orçamentos detalhados de cada uma das acções a realizar.

Mediante apresentação de uma garantia bancária poderá receber antecipadamente uma parte significativa do apoio.

O calendário

Se tudo correr conforme o calendário anunciado, as candidaturas estarão abertas em Outubro e Novembro, serão analisadas em dezembro e os investimentos arrancam em janeiro.


O Vinho Verde

É muito importante que as empresas da nossa região estejam em força na obtenção deste apoios que são importantíssimos para aumentar a nossa taxa de exportação. Caso tenha dificuldade em preparar o projecto, não esqueça que o Dep. de Marketing da CVRVV tem muita prática e talvez o possa ajudar ( mas não fazer a sua candidatura! ).

Para fundamentar a sua escolha de mercados, pode ser útil utilizar o estudo estratégico que a Wine Intelligence fez para a CVRVV recentemente.

Contacte a CVRVV se precisar de ajuda !

Sem comentários: