domingo, 14 de setembro de 2008

De bicicleta pelo vale do Lima

( foto: Valimar )

Tem excelentes locais para pernoitar. Tem um centro histórico lindo, que convida à caminhada. Tem uma bela gastronomia e grandes vinhos. E, pouca gente sabe, mas de Ponte de Lima partem três ecovias, que são excelentes sugestões para fazer a pé ou de bicicleta visitando o que a nossa região tem de melhor. Aqui fica uma:

Ponte de Lima-Ponte da Barca

Da zona ribeirinha de Ponte de Lima inicie a viagem rio acima. A sinalização da Ecovia só começa aproximadamente 1 km acima e a partir daí o caminho está bem marcado, sempre ao longo da margem. São cerca de 20 kms até Ponte da Barca, com alguma subidas mas nada violento. Piso de terra em bom estado. Ao longo do percurso há bons locais para descansar e comer ( se levar farnel ) ou tomar um banho, mas cuidado com a corrente do Lima. Em Fonte Santa, a 2kms da Barca, a ecovia termina (!) e é preciso fazer o resto pela estrada. Mas já falta pouco.

Dicas:
  • a pista é longa mas não tem grandes inclinações - faz-se em duas horas;
  • o piso é terra nem sempre regular;
  • eu fiz Lima-Barca, almocei e regressei. É um bom plano, mas considere também levar almoço e comer à beira rio;
  • no inverno é alagada nas zonas que correm junto ao rio;
  • o percurso é ao longo do rio, pelo que não passa pelas vinhas
  • leve máquina fotográfica mas resista à tentação de parar a todo o tempo
( foto: Valimar )

Para abrir um ficheiro com o guia das ecovias do Lima muito bem feito pela Valimar clique aqui. Nele encontra não só este percurso , mas ainda outros caminhos para fazer a pé ou de bicicleta.

( clique à direita em "Ecovias" para conhecer mais percursos de bicicleta pelo Vinho Verde )

Sem comentários: