quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Vendas e stocks a 30 de Setembro


( clique na imagem para aumentar )

Aqui estão os mapas finais de Setembro. O stock, como esperado encontra-se baixo, 17 milhões de litros de branco e 9 milhões de tinto. Curiosamente, o stock de rosado quase não diminui.

As vendas mantém a tendência do mês anterior. Estamos a perder no branco, cerca de 5 milhões de litros e, curiosamente , mantemos também a tendência de crescimento no tinto.

( clique na imagem para aumentar )

Importa porém perceber onde perdemos vendas no branco. Na garrafa o,75 perdemos cerca de 700.000 litros, o que não é por ai além percentualmente. Onde descemos com mais significado foi nos segmentos de menor valor: o litro, onde descemos para metade ( 4 para 2 milhões ) e o garrafão, onde perdemos mais de metade, de 3,1 para 1,3 milhões de litros.

Estas perdas têm uma explicação. A escassez de vinho fez com que várias empresas optassem por vender mais em garrafa e reduzir as entregas em garrafão e, num caso com significado, um colega lançou o vinho de mesa en garrafão e garrafa de litro substituindo o Verde.

Estivemos hoje no IVV em Lisboa reunidos com o Presidente, Dr. Afonso Correia que, entre outros assuntos nos mencionou a sua avaliação de que a nível nacional as vendas no segundo semestre perderam força, o que o IVV avalia através da colecta da Taxa de Promoção.

Que ano !

Sem comentários: