sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

É um mundo de vinho

Quando faço apresentações ou conferências sobre a nossa região, procuro sempre sublinhar que o vinho não é uma ferramenta para matar a sede. Para isso há imensa água !

É importante falar da ligação do vinho à nossa cultura, à história, ao lazer, aos momentos de alegria e à nossa paixão de viver. E o Vinho Verde é o vinho ideal para este fim.

A imagem ao lado, foi feita com o telemóvel há dias no Terreiro do Paço. É a "sala do marquês", sita ao primeiro andar do Ministério da Agricultura. Naquela sala, hoje usada para apresentações públicas e reuniões de grupos alargados, despachava o Marques de Pombal. É um local cheio de história que só podemos imaginar , uma vez que as paredes não falam.

Ali se despacharam os assuntos do reino, quando este ocupava os cinco continentes. Ali mesmo se assistiu à fuga do Rei e da Corte para o Brasil e semanas depois à entrada dos Franceses. Ali mesmo se deu o Regicídio em 1908. Naquele sala ou ao lado foi assinado o Decreto que instituiu o Vinho Verde em 1908. Ali se deve ter discutido tanta coisa inconfessável durante o Estado Novo. E foi em frente aquelas janelas que decorreu o 25 de Abril, com o Capitão Salgueiro Maia a correr de um lado para o outro. Como é que se chamava o barco que fundeou ao largo do Terreiro do Paço e ameaçou disparar sobre a praça ? não me lembro...

E que stress terá passado por ali na negociação da adesão à Comunidade Europeia em 86 ! Momento para recordar o Engº Virgílio Dantas e toda a equipa que no Ministério, no IVV ( então Junta Nacional do Vinho ) e na CVRVV viveu esse momento histórico.

Em 2001 voltou a fazer-se história neste local quando em 26 de Novembro, milhares de produtores, associações e comerciantes se manifestaram contra a lei da alcoolemia. Um pequeno passo que ( coincidência ou não ) antecedeu a queda do governo.

E tudo isto dentro ou frente a esta sala com um lindo tecto em que estão pintadas as armas de um Portugal imperial que já não existe, agora escorado por uma sólida estrutura de madeira. Simbólico ?

Bom fim de semana !


Sem comentários: