quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Vendas e stocks em Janeiro

( clique em cada mapa para aumentar a imagem )

O ano é o que é. A estatística não faz o ano, apenas nos ajuda a conhece-lo melhor. Conforme pedido ( aliás muito correctamente ) pelo Conselho Geral, os mapas mensais são colocados na página da CVRVV e só posteriormente os coloco aqui. Na página da CVRVV encontra as tabelas de base.



Os stocks estão dentro do esperado. Estamos num ano com pouco vinho mas em que não haverá escassez capaz de fazer inflacionar os preços. Os valores em stock em Janeiro, 48 milhões de litros de branco ( + 8 m de mosto branco ) e 17 milhões de tinto darão boa resposta às necessidades do mercado.



As vendas de Janeiro são desapontadoras. Pela primeira vez desde 2000, as vendas atingiram um patamar no terceiro trimestre de 2008 e, começaram a resvalar a partir dessa data.


Errado seria não analisar esta baixa de vendas no branco e simplesmente atribui-la à crise sem mais. Algumas ideias de reflexão:

  • sem que tenhamos para já números que o sustentem, várias firmas nos indicam que as descidas no mercado nacional é que são dominantes, sendo que a exportação se tem comportado bastante bem; e dentro do mercado nacional o mercado regional é que mais sofre -importante pois diversificar mercados e apostar consistentemente na exportação;
  • há um fenómeno temporário em Janeiro pois várias marcas estão ainda a renegociar tabelas e listagens nas grandes superfícies, o que prejudicou as vendas;
  • há um importante fenómeno de "deslocalização" no garrafão e no litro. Várias marcas estão a passar estes dois vasilhames para vinho de mesa. Há 3 anos vendíamos em garrafão três vezes mais do que hoje. Os dados Nielsen consubstanciam esta tendência - o desaparecimento do garrafão. O que se passa porém é que em outras regiões este vasilhame está a ser substituído pelo "bag in box", o que não pode suceder cá por motivos técnicos bem documentados.

Devemos pois tomar estes dados de forma séria mas sem emoção precipitada. Trata-se apenas de um mês de vendas, e de um mês especial, pelo que devemos aguardar a evolução do primeiro trimestre pelo menos.

Uma boa notícia para contrastar. Estamos a fazer adaptações ao plano de marketing da CVRVV e muito em breve apresentaremos novidades vocacionadas sobretudo para acções a realizar no ponto de venda e direccionadas ao cliente.

E Vcs ? qual é o vosso plano para fazer mais e melhor na área comercial em 2009 ?

Votos de sucesso !

Sem comentários: