quinta-feira, 19 de março de 2009

Vendas e stocks em Fevereiro:
Finalmente boas notícias !


Fevereiro correu menos mal. Janeiro tinha sido um mês mau com quedas em todos os segmentos, fazendo antecipar um ano muito negro. E porém, Fevereiro já corrigiu em melhor sentido. Passemos a ver mapa a mapa.

O mapa dos stocks ( em cima ) apresenta valores ligeiramente inferiores aos do ano anterior. Estamos pois numa evolução já conhecida e que não surpreende. O segundo mapa ( ao lado esquerdo ) confirma alguma descida no branco e um comportamento muito interessante no tinto, que resiste bem.

Sabemos porém ( ver mapas anteriores ) que a descida no branco se deve sobretdo aos vasilhames de litro e garrafão onde estamos a perder fortemente e não tanto na garrafa.

Decidi pois testar um novo mapa que alimentarei ao longo do ano e que nos permite ir monitorizando as vendas mês a mês em comparação com igual mês do ano anterior. Veja-o em baixo. Em diferença com os mapas habituais, este tem valores mensais e não os acumulados e refere-se apenas ao vasilhame de o,75 cl, que representa aliás a força de vendas da região.

A situação é assim bem mais clara. No tinto estamos acima de 2008 nos dois meses consecutivos. No branco perdemos muito em Janeiro mas em Fevereiro já ficamos apenas a 200.000 litros do vendido em Fevereiro de 2008.

São notícias menos más. Mas o ano ainda vai no início...


Sem comentários: