sexta-feira, 1 de maio de 2009

Artur José de Oliveira e Pinho


Data nascimento: 1926

Distinto Engenheiro Agrónomo, dedicou-se fundamentalmente a dois lemas: Família e Viticultura. Consagrou a sua longa vida profissional de 40 anos à actividade vitícola, e justamente considerado uma referência em viticultura regional, onde alicerçou grande experiência e sólida preparação técnica, bem expressas no seu «Compêndio de Ampelologia» (1993) especialmente dedicado à Região dos Vinhos Verdes. Foi o principal impulsionador da criação de campos experimentais na Região, tendo-se notabilizado também na investigação de trabalhos relacionados com a selecção massal da videira e na sistematização da cultura «em cruzeta». Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes de 1975 a 1982.

5 comentários:

Anónimo disse...

Estupefacto com me ter deparado com esta referência dignificadora ao Sr. Eng. Artur Josè de Oliveira e Pinho,deixo este comentàrio com o intuito de informar que faleceu no passado dia 26 de janeiro.......A quem quer que seja que faça a manutenção da informação desta pagina em particular, obrigado por me ter dado a conhecer um pouco mais do meu avô........ Atenciosamente: Artur Pinho

Manuel Pinheiro disse...

Bom dia Artur. Surpreendido e triste fico pela notícia do falecimento do seu Avô. Eu Presido hoje à CVRVV. Gostaria de lhe transmitir, aqui publicamente, que os 22.000 viticultores da nossa região muito devem ao trabalho que o Seu avô fez pelo Vinho Verde e não são poucas as pessoas ainda vivas que guardam gratas memórias do convívio com ele.

- disse...

Tive o privilégio de acompanhar o Eng. Artur Pinho e o Eng. Amândio Galhano quando ainda era estudante do Instituto Superior de Agronomia em algumas visitas à Região dos Vinhos verdes.
Já passaram quase 40 anos.
Mas as marcas que me deixaram perduram.
Muito aprendi com ambos e agora que por razões profissionais estou obrigado a fazer a resenha da minha vida profissional recordo com saudade Estes Dois Vultos da Viticultura e da Enologia regional e nacional.
Marcaram uma época nos Vinhos Verdes.
Que Deus lhes conceda o Eterno Descanso.

cristina pinho disse...

Faz mais de um ano que o meu Pai faleceu e não há um único dia em que não me lembre dele.As saudades são muitas e é nas coisas mais pequenas que a lembrança vem. Era um Homem amante da Natureza e dos seres humanos em quem acreditava sempre e onde nunca via maldade. Ontem estive a pôr em ordem algumas lembranças dele e as lágrimas corriam-me pela cara abaixo. Onde quer que ele esteja espero um dia puder abraça-lo de novo. Tenho muitas saudades tuas meu querido Pai. Beijinhos Tressoguinho

Joaquim Ferraz Brandão disse...

Exmos Senhores
O Exmo Senhor Engenheiro Artur José de Oliveira e Pinho e Estimada Esposa foram grandes Humanistas e primaram pela Sagrada Família. Bem Hajam.
Foram muito Amados e Considerados.
Partiram para o Pai e vão pedir por Nós.

Respeitosos Cumprimentos.
joaquim ferraz brandão (quinzé filho do Dr.Brandão Amigo do Exmo Senhor Engenheiro José Gil )