terça-feira, 13 de abril de 2010

Vinhos de Portugal: que vinhos ?

O logótipo que vê em cima passará a acompanhar todos os vinhos portugueses no mercado externo. É um simbolo que se pretende que unifique os nossos vinhos e regiões, ajudando a criar a imagem de Portugal como um país produtor de vinhos de qualidade. Cá não nos damos conta, mas nos mercados mundiais de vinhos, Portugal ainda é mutio desconhecido como um produtor de vinhos e muito menos de grandes vinhos. Este logótipo foi financiado pelos produtores e comerciantes e desenvolvido sob coordenação do Instituto da Vinha e do Vinho.

Agora coloca-se a questão: vamos permitir que todos os vinhos Portugueses o passem a usar, ou só alguns ?

A Sogrape elaborou um documento que distribuiu ao sector em que se pronuncia claramente a favor de que o símbolo seja usado por todos os vinhos Portugueses, ganhando assim escala e visibilidade. Só assim ganhará aliás o valor que lhe queremos atribuir: que qualquer cliente pelo mundo fora veja esta imagem numa garrafa e saiba que é vinho Português.

Apoio esta posição, que me parece correcta.

Não podemos porém esquecer que o país produz vinhos admiráveis, mas também alguns vinhos... que mais valia não ter vindimado.... Onde está o meio termo ? É importante que este sector, rico em associações e instituições, participe activamente nestes debates, afinal sobre aquilo que é o nosso património.


PS. já seu que parece o "P" do Público, não reclame. Também reclamei na altura certa.

Sem comentários: