quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Previsão de colheita e stocks

Clique na imagem para aumentar


O Instituto da Vinha e do Vinho acaba de publicar a previsão da colheita para 2010. Espera-se uma colheita próxima dos 630 milhões de litros, cerca de 13% acima do ano passado. Para a nossa região, o IVV aponta para uma colheita próxima dos 94 milhões de litros, ou seja igual à de 2005, 8% acima da do ano passado. As regiões nossas vizinhas como a Beira Interior, o Dão e o Douro esperam aumentos de produção acima dos 10%.

Teremos pois uma vindima um pouco superior à do ano passado. O stock na região a 30 de Agosto é confortável, aliás superior ao de igual data no ano passado. O mapa que encontra em baixo foi feito hoje mesmo e os dados têm sempre alguns dias de atraso, pelo que a situação deve espelhar aproximadamente o dia 15 de Agosto. Hoje, 1/9 haverá um pouco menos vinho em stock.

É notório que temos mais vinho em stock, pelo que a vindima não se inicia com a pressão sobre os preços que tínhamos em 2009.

Não existirá porém motivo para desvalorizar a uva pois que o stock não é excessivo e as vendas, sobretudo na exportação, estão muito fortes. Nos próximos textos explicarei o plano de fiscalização da vindima que teremos na estrada a partir de hoje e que é um passo de gigante face ao que se tem feito nos últimos anos.

Para ler o documento completo do IVV, clique aqui.


Sem comentários: