quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vinho Verde em época de manifestos II


Entraram até ontem 6581 manifestos, representando cerca de 17.000 toneladas de uva, um aumento de 12% tendo em consideração os manifestos dos mesmos produtores no ano passado. É ainda cedo para antever o final da vindima pois só nos últimos dias entram as declarações dos principais produtores, adegas e vinificadores.

O processo de recepção das declarações de Colheita e Produção deste ano tem algumas características especiais, que aproveito para recordar.

BRANCOS E TINTOS - dado que o cadastro da vinha se encontra finalmente ligado com a DRAPN e o IVV, estamos a receber informação detalhada das parcelas com indicação da cor nas castas. Há pois 7000 produtores cuja cor já está a ser controlada. À medida que o cadastro for sendo actualizado, este controle será nos próximos anos estendido a todos os viticultores. Muitos produtores viram-se obrigados a fazer a actualização dos respectivos cadastros. É importante ser tolerante pois a DRAPN está a fazer um esforço mas dificilmente consegue receber todos os produtores de imediato.

CORRECÇÃO DE ÁREAS -a determinação das áreas cadastradas para cada produtor é feita pelo Ministério da Agricultura. A CVRVV recebe o cadastro do Ministério por via informática e aplica-o aos manifestos, nomeadamente para efeito de controle do rendimento/hectare. Ora, há casos em que o produtor não concorda com a área que lhe aparece no sistema informático da CVRVV. Deve então apresentar um pedido que dará origem a um esclarecimento. Dos pedidos recebidos, detectamos duas situações:
  • produtores cuja área que está registada no sistema da CVRVV coincide com a registada na DRAPN mas que o produtor entende estar errada - neste caso, o viticultor deve dirigir-se à DRAPN para a corrigir;
  • produtores cuja área que está registada no sistema da CVRVV não coincide com a registada na DRAPN - neste caso, trata-se de um problema informático de sincronismo com o Instituto da Vinha e do Vinho e a CVRVV apresenta um pedido de correcção naquele instituto.
RENDIMENTO/HECTARE - deram entrada na CVRVV já mais de 50 pedidos de aumento do rendimento por hectare. Nos termos do Estatuto da região, o rendimento por hectare é limitado a 10.600 quilogramas de uva, sendo que pode ascender aos 13.500 quilogramas mediante regras a estabelecer pelo Conselho Geral da CVRVV. O Conselho foi convocado para analisar este assunto no dia 16 de Setembro e a opinião maioritária dos presentes ( unânime na produção ) foi no sentido de que não faria sentido aumentar já este limite, o que deveria ser feito com a devida ponderação para 2011.

RESENDE - a DRAPN está a actualizar o cadastro de Resende. É um processo célere feito por um método novo, pelo que teremos resultados em poucas semanas.

PRAZO - tendo em consideração a natural demora no atendimento dos produtores para actualização de cadastro, estamos a prolongar até 31/12 o prazo para entrega das DCP's.

Sem comentários: