quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dados Nielsen: retalho em Novembro



Saiu o boletim Scantrends de Novembro, bem como o índice de confiança do consumidor. Ambos recheados de informação útil mas de alguma preocupação. O consumo doméstico parecia estar a sair de um período negativo mas claramente para lá voltará nos próximos meses.

No que diz respeito às bebidas, ainda dois apontamentos: em coerência com o sucedido nos períodos anteriores, aumentam as vendas das marcas dos distribuidores e diminuem as marcas dos produtores.

Por outro lado, no que diz respeito aos canais, confirma-se a ideia de que este período de crise vai ser duríssimo para o comércio tradicional. Tendo como prioridade abastecer-se a preços competitivos, com variedade de escolha, o cliente está a reforçar as compras na distribuição moderna, sobretudo nos supermercados, em detrimento do pequeno comércio. Não se retira deste boletim, mas claramente são as redes de supermercados de desconto que estão a ganhar quota.



Já não é a primeira vez que cito aqui dados NIELSEN, que certamente custaram muito a elaborar, pelo que se justifica uma referência à Nielsen Portugal, que vale a pena conhecer clicando aqui. Para obter a versão completa do boletim Scantrends e outras publicações, consulte a Nielsen.

Sem comentários: