quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Na estrada: Toro !


Reunião de trabalho com os nossos congéneres da Denominação de Origem TORO em Castilla Y Leon.

Toro é uma denominação bem diferente da nossa. Sita a leste de Bragança, no vale do Douro espanhol, é uma região de clima continental produtora sobretudo de tintos à base da casta Tinta de Toro com 78% da produção. Fazem algum branco, com Malvasia e Verdejo mas sem expressão quantitativa. Têm cerca de 6.000 hectares de vinha ( Vinho Verde temos aprox 25.000 ) e cerca de 40 adegas engarrafadoras ( no VV temos 600 ).

Investem muito na promoção da sua região e não pudemos deixar de registar que em Toro as análises de certificação dos vinhos são suportadas pelo governo regional de Castilla ( cá são pagas pelo produtor ) e que o marketing é parcialmente suportado também pelo governo regional. Cá enviamos anualmente 1 milhão de euros em taxas para Lisboa e pouco vemos de volta... ( o leitor possivelmente não sabe mas no vinho são as regiões que suportam a administração central do Ministério )

A equipa gestora da região é dinâmica, pelo que vamos preparar projectos conjuntos. Sendo uma região continental e de tintos, é um parceiro interessante para acções de promoção conjuntas com os nossos Vinhos Verdes no mercado internacional. A ver...

Sem comentários: