quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vinho Verde: exportações fortes até março.

( clique na imagem para aumentar )

Acabamos de receber os dados de exportação relativos ao primeiro trimestre de 2011. São dados muito sólidos que consubstanciam o crescimento na exportação de Vinhos Verdes. Exportamos no primeiro trimestre 3,2 milhões de litros, um aumento de 6% face a igual período em 2010. E, curiosamente, o aumento em valor é um pouco superior.

Os Estados Unidos afirmam-se como o nosso maior mercado, embora decrescendo um pouco o preço médio, porventura consequência do crescimento admirável das exportações que se dá naturalmente nas marcas de maior volume e que por isso nos diminuem os preços médios. Há também o efeito cambial a considerar.

O crescimento nas exportações de Vinho Verde não tem nada de contextual ou sazonal. Estamos a crescer desde 2000, todos os anos sem excepção e, neste primeiro trimestre, crescemos nos 7 principais mercados. É uma belíssima tendência que temos de alimentar. Em 2000, as exportações de Vinho Verde representavam 15% do nosso negócio. Quando fecharmos 2011, estaremos nos 30%.

Se os macro-números da exportação são excelentes, e sem igual no país, motivo de preocupação é que o número de empresas a exportar é ainda reduzido, sendo que a esmagadora maioria dos produtores estão dependentes do mercado nacional em mais de 90% das suas vendas. E mercado nacional está como está.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi trata-se a 2ª vez que encontrei o teu blogue e adorei muito!Bom Trabalho!
Adeus