domingo, 18 de março de 2012

Vinho Verde: avança o cadastro da vinha


Este é o segundo artigo em poucas semanas que coloco sobre o cadastro. Isto porque vamos ter novidades. A Direcção Regional de Agricultura do Norte, com o apoio do IVV vai avançar já nas próximas semanas com uma campanha muito intensa de actualização do cadastro.

Neste momento toda a região se encontra cadastrada, mas há cerca de 4.000 hectares, titulados pro aproximadamente 10.000 produtores que se encontram inscritos em ficheiros mais antigos e precisam de ser incorporados no novo cadastro, com georeferenciação das parcelas e elevado rigor no cálculo das áreas.

É bom de ver que este lote fina é o mais difícil. São os produtores mais pequenos, os que têm mais inércia, os que menos vezes visitam os serviços. Daqui até ao final de Julho vão ser longos os dias de trabalho. E não admira que muitos produtores só se lembrem de aparecer nos serviços da DRAP-Norte em Novembro, quando estiver a acabar o prazo para fazer o manifesto.

Porém, por muito grandes que sejam as dificuldades, é com enorme gosto que registo em primeiro lugar o saudável trabalho de equipa que se tem desenvolvido entre o IVV, a DRAPNorte e a CVRVV. E em segundo lugar o imenso, repito, imenso trabalho já feito. A nossa região tem já hoje um cadastro extremamente actualizado, que é partilhado diariamente por estas entidades, que é uma ferramenta de trabalho constante.

Ao leitor que for produtor de Vinho Verde, um apelo especial: se o seu cadastro da vinha não foi actualizado recentemente, faça-o agora com calma, não espere para a época de vindima com as filas que inevitavelmente ocorrerão. A carta de preparação do manifesto de 2012 sinalizará também os produtores que se devem dirigir aos serviços.

Para ler o anterior texto sobre este assunto, Artigo sobre cadastro da vinha

Sem comentários: