segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vinho Verde: preparar a vindima

Clique na imagem para aumentar

Parece claro que teremos uma vindima mais curta do que a do ano passado. O quadro em cima é a previsão de colheita elaborada habitualmente pelo IVV e que acaba de ser publicada e aponta para uma redução de 15% na produção da região. Admitimos que a redução pode ser bem superior em regiões como o vale do Minho, contrabalançada pelas vinhas que tem vindo a entrar em produção em vários pontos da região.

Em baixo, o mapa das disponibilidades a 31 de Julho.

Clique na imagem para aumentar

Melhor do que ninguém, cada produtor, comerciante e cooperativa fará a sua análise e com base nesta preparará a vindima. A minha é de que será claramente uma campanha curta. No branco, estamos com vendas muito próximas do ano passado mas o stock é menor. É certo que o stock de mosto é um pouco superior, estando este mosto já no destino. Mas a produção será claramente menor.

Quanto aos tintos, já sabemos que as vendas de tinto não são famosas mas o stock está baixo, tal como baixo está o stock de rosado. Importa produzir mais rosado pois há mercado !

Não esqueçamos aqui o efeito do mercado de vinho de mesa. A produção mundial de cereais é muito baixa, tal como tem vindo a ser sucessivamente noticiado, pelo que se repetirá a compra de quantidades de vinho de mesa para destilar. Difícil pois crer que o vinho de mesa volte a valores baixos que tinha antes da campanha passada.

Vamos a ver como se comporta a meteorologia nas próximas semanas para que possamos apresentar, como todos esperamos, excelentes Vinhos Verdes de 2012.

Boa vindima !

Sem comentários: