quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Notas da vindima II: onde está o vinho ?

Guimarães: as primeiras uvas de 2012 entram na Adega Cooperativa
Em ano de pouco vinho, o stock ganha especial importância. Há colegas que entram na vindima com algum vinho em casa, eventualmente que adquiriram nos últimos meses, enquanto que outros se procuram abastecer mais em cima da hora.

Onde está o vinho ? há poucos movimentos no mercado de granel e o vinho que aparece na bolsa está-se a movimentar rapidamente: já desapareceram os lotes principais e ficam volumes muito pequenos que é caro transportar. Estamos hoje mesmo a enviar uma circular aos produtores que têm vinho em stock para que o coloquem na bolsa.

Como o mapa de stocks por empresa não pode ser divulgado, estive a estuda-lo e aqui seguem alguns apontamentos quanto ao vinho branco apenas:

  • temos em stock aproximadamente 30 milhões de litros, ligeiramente menos do que tínhamos no ano passado à mesma data;
  • considerando que não é rentável transportar quantidades abaixo de mil litros, então, temos em stock 28 milhões de litros em 1600 produtores. Se considerarmos quem tenha em stock mais de 10.000 litros, então temos 24 milhões de litros em 236 produtores. Não esqueça porém que a vasta maioria destes 236 são engarrafadores e por isso precisam de vinho para si próprios;
  • fiz um exercício que é, a partir da lista de stocks retirar todos aqueles que são engarrafadores ( pois admito que precisam do vinho para si ) e ficar só com os produtores não engarrafadores e de seguida retirar destes que que têm menos de mil litros.  O resultado é que temos 2 milhões de litros repartidos por 1023 pessoas.
Percebe-se bem assim porque é que o mercado de granel está pouco movimentado.

Sem comentários: