quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vendas e stocks em Agosto

Para preparação da vindima, aqui ficam os dados de vendas e stocks reportados ao fim de agosto nos últimos três anos.

Clique na imagem para aumentar

O stock mantém a tendência dos últimos meses, claramente estamos a abrir uma vindima curta com um stock que está médio ou talvez um pouco baixo. Mas o caro leitor saberá interpretar melhor, certamente.

Clique na imagem para aumentar

Num ano de tremenda crise económica ( e mais ainda após as notícias dos últimos dias que fazem antecipar o pior para 2013 ) é confortante perceber que estamos uns meros 4% aquém das vendas de 2011 no branco. É a exportação que nos ajuda, tudo indicando que vamos bater um novo recorde. Quanto ao mercado nacional, estamos conversados...

O tinto inverteu a tendência que tinha mostrado em meses anteriores, de algum aumento de vendas e mostra uma ligueira quebra face a 2011. Mais vale os produtores reforçarem a produção de rosado do que continuarem a apostar em tanto tinto. Ou é muito bom, ou então há que procurar identificar alternativas.

Clique na imagem para aumentar


Nos segmentos mais pequenos, mantemos a tendência verificada nos meses anteriores: sólido aumento no rosado e alguma consolidação no Alvarinho e Loureiro, com melhores resultados para este último, uma vez que o primeiro está muito exposto ao factor preço.

Sem comentários: