segunda-feira, 13 de maio de 2013

Stocks e vendas em Abril

Clique na imagem para aumentar




Mantemos em Abril a tendência dos últimos meses com um stock que não é nada generoso.

A propósito de uma conversa que tive na passada semana com um produtor, recordo de que forma é que estes números devem ser lidos. Quando se fala em stock de branco de 44 milhões de litros, não  quer dizer que este vinho esteja disponivel para transitar a granel. Neste momento, dos 44 milhões, só 4,6 milhões estão efectivamente na produção. Isto porém não tem grande significado pois está repartido por mais de 10.000 produtores que têm vinho em stock. O restante vinho está nas mãos de entidades que engarrafam, sejam vitivinicultores engarrafadores, cooperativas ou sociedades comerciais.

Tenha também presente que o vinho em stock tem de ser sempre superior ao necessário para o ano pois, de outro modo, em vésperas de vindima teria uma inflacção insuportável. Esta região ( todas aliás ) precisam de ter um stock de segurança que estabilize os preços e permita gerir a prazo.

É preciso portanto analisar os dados com prudência. Encontra as tabelas de base no site da CVRVV mas não hesite em me contactar se precisar de dados para melhor leitura do stock.

De seguida as vendas de branco, que recuperam a perda do ano passado. Tal como fiz em Março, alerto para que o gráfico distorce um pouco a evolução. Aumentamos porém 4,6% face a 2012 o que é excelente e já são 4 meses.



Clique na imagem para aumentar

As vendas dos outros segmentos continuam a sublinhar o resultado excelente que está a ter o rosado. É justo dizer que parte deste aumento se deve a um contrato muito significativo de marca própria para a Alemanha mas, mesmo excluindo esse valor individual, estaríamos acima do ano passado. O Vinho Verde rosado é claramente uma aposta que se está a construir com sucesso !



Clique na imagem para aumentar

Sem comentários: