sábado, 28 de setembro de 2013

O €uro em debate !

Francisco Ferreira do Amaral




105 anos após a demarcação da região dos Vinhos Verdes por Francisco Ferreira do Amaral, a CVRVV foi ontem visitada pelo seu bisneto, João Ferreira do Amaral, economista, docente universitário, que nos ajudou a reflectir sobre o presente e futuro do nosso país.


Perante uma plateia cheia não só com produtores mas também com colegas de outras regiões e um grupo proveninente do Crédito Agrícola e da CA Seguros, Ferreira do Amaral fez um duro diagnóstico do país, com especial referência às deficiências da nossa competitividade ecvonómica, ao problema da dúvida pública e da dúvida externa. Referência ainda ao processo de construção europeia, particularmente ao projecto da moeda única.

Finalmente foi feita a análise a três cenários possíveis de evolução, sendo estes o actualmente em curso de "desvalorização competitiva" preconizada pela Troika e executado pelo Governo, o de um ajustamento mais moderado preconizado pelo Partido Socialista e um terceiro através da utilização de uma moeda própria como instrumento para recuperar competitividade exportadora.

A tese apresentada suscutou várias questões e comentários da plateia, que nos levaram a conversar até às oito da noite, hora em que não deixamos sair o orador sem antes olhe fazermos a oferta de um pé de vinha, para que tenha em sua casa e recorde esta passagem pelos Vinhos Verdes.

João Ferreira do Amaral

Sem comentários: