segunda-feira, 17 de março de 2014

Vendas e stocks no fim de Fevereiro

Clique na imagem para aumentar

Vamos a ver como evoluem os stocks ao longo do ano. A imagem de Fevereiro ainda não permite grandes conclusões. Veja a este propósito o texto anterior.

O preço do granel está confortável para a produção. O granel de Vinho Verde é hoje um dos mais valorizados da península. Mais um motivo para que haja um forte empenho da região no investimento vitícola. Claramente precisamos de ter mais produtividade na vinha, levando assim mais rendimento ao produtor, sem que se aprecie o preço da matéria prima. É ver a quanto se paga o vinho em redor da região e este argumento fica muito claro...

Amanha publico um texto sobre a bolsa do vinho e os problemas de escoar a pequena produção.

Clique na imagem para aumentar

O mapa de vendas de branco é uma delícia de contemplar ! Sejamos porém prudentes, estamos em Fevereiro, a base de comparação é curta. E mau era que a região passasse o ano com aumentos destes: não haveria produto !


Clique na imagem para aumentar
O mapa dos restantes segmentos ( acima ) deve ser lido com a mesma prudência do primeiro. Claro que é muito bom ver o Alvarinho a aumentar 20% e o rosado a aumentar mais ainda. Se esta tendência se mantiver lá para Maio/Junho, então já serão dados muito sólidos.

Um caso curioso é o mapa seguinte que elaboro pela primeira vez. Ao contrário do Verde, aqui considero apenas a garrafa 0,75 litros para eliminar o efeito do granel, que é autorizado no Minho. E, dito isto, o resultado de vendas é este !

Clique na imagem para aumentar

Sem comentários: