segunda-feira, 5 de maio de 2014

Alvarinho na Assembleia da República

Nada tenho escrito aqui sobre o Alvarinho, embora esteja a decorrer desde Dezembro último um debate na região sobre as suas regras de produção e rotulagem. É um assunto importante.

Entretanto fez-se um debate no Conselho Geral, constituiu-se e reuniu uma comissão técnica, fizeram-se debates nas autarquias, houve notícias de jornais, alguns discursos mais ou menos inflamados.

Não tenho escrito, não é por me faltarem as teclas, mas tão só porque a CVRVV e o seu presidente devem ter uma posição clara que é a de facilitar o diálogo, estabelecer pontes e reafirmar a capacidade da região em resolver os seus próprios problemas. A CVRVV deve ser um interlocutor leal e credível para todos, identificando denominadores comuns e não ateando fogos. Ter uma noção de rumo e não se assustar com cada onda.

Só por isso não escrevi nem o farei tão cedo. Mas fa-lo-ei.

Entretanto, aqui ficam os vídeos do debate do passado dia 2 na Assembleia da República, data em que se analisaram duas propostas de resolução ( do PSD e do PS ) com textos muito próximos, sendo que ambas defendem a manutenção do status quo legal no que ao Alvarinho diz respeito.

As votações terão lugar dentro de dias.

Intervenção do PSD, Carlos Abreu Amorim

Para abrir clique aqui.

Intervenção do PS, Jorge Fão



Intervenção do CDS, Abel Batista


Abel Baptista intervém sobre proteção da designação "Vinho Verde Alvarinho" from cdspp on Vimeo.

Intervenção do PCP, João Ramos



Intervenção do BE, Luis Fazenda

Sem comentários: