terça-feira, 10 de junho de 2014

Vinho Verde: vendas em Maio

Clique na imagem para aumentar


As vendas até Maio. Levamos 370.000 litros de avanço ( 2,3%) face a 2013, o que não é nada mau. Reuni na semana passada com vários produtores que sentiram no mercado nacional o efeito do péssimo tempo, sabendo-se que as nossas vendas crescem muito bom a chegada do bom tempo. 



Elaborei este gráfico de detalhe para compararmos tinto e rosado pois realmente há aqui um padrão que importa ter em conta e nem eu me tinha dado conta de como a aproximação do rosado ao tinto está a ser tão rápida. Naturalmente que o rosado é muito puxado pelo Muralhas e pelo Casal Garcia mas hoje temos já largas dezenas de marcas com oferta em rosado. Fui rever o nosso top de vendas 2013 e, do top 10, cinco marcas têm rosado.



O loureiro desce um pouco, mas sem grande significado. A subida do alvarinho é muito interessante. Sugerem-me que o debate público sobre alvarinho que tem sido feito ajuda nas vendas. Duvido. A verdade porém é que estamos com um aumento de vendas que se vem manifestando muito consistente mês após mês. É um bom sinal.


O mapa do IG Minho é também bastante bom. Como sabemos, o que está a movimentar as vendas do segmento em branco são os lotes com alvarinho, a que se soma o próprio alvarinho..

Sem comentários: