quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Acompanhar a vindima na internet

Este ano, os dados aritméticos da vindima vão poder ser acompanhados por todos os interessados, em tempo real na página internet da CVRVV através do endereço: www.vinhoverde.pt

O sistema está ainda em fase final de montagem e teste mas já lhe deixo aqui uma antecipação do que, a partir da próxima semana poderá ver.

Ao longo da vindima, a CVRVV acompanha diariamente os 50 maiores centros de vinificação, os quais representam cerca de 85% do vinho branco produzido na região. Destas unidades recolhemos informação diária dos volumes recebidos e produzidos de cada tipo de vinho.

Clique na imagem para aumentar

Estes valores passarão a estar disponíveis na internet para que todos os interessados possam acompanhar a evolução da vinificação.

O mapa que se publica acima é já um primeiro teste e refere-se a mosto branco. os valores são acumulados, Neste momento estão já vinificados pouco mais de 3 milhões de litros de mosto branco, o qual tem sido acompanhado pelas nossas brigadas. É ainda pouco, mas esta semana já temos várias unidades abertas e, a partir da próxima segunda-feira dia 14 estará a região praticamente toda a vinificar.

Primeiros apontamentos;


  • no que diz respeito a quantidades, mantemos a previsão feita oportunamente pela CVRVV com base nos inquéritos a 50 técnicos da região: esperemos um aumento próximo dos 15% no branco e uma ligeira queda no tinto. Mais adiante, este sistema vai-nos permitir perceber se esta previsão se confirma;
  • no que diz respeito a datas, é claro que estamos muito adiantados face a 2014 e face a 2013. É uma vindima mais cedo;
  • este sistema não recolhe dados qualitativos das uvas. Ontem fiz uma volta por vários centros de vinificação e o que constatei, bem como o que ouvi vai muito no mesmo sentido - estamos perante um ano de excelentes uvas. E bem merecemos.
Boa vindima !


Sem comentários: