terça-feira, 29 de setembro de 2015

Vindima: já para lá de meio

O CALENDÁRIO

A ultima sexta e sábado foram muito fortes nas entregas de uvas nas adegas. A imagem em baixo é a expressão gráfica das entregas de branco. Ontem ainda foi um bom dia, aliás melhor do que oito dias antes, o que nos indica que esta semana ainda teremos entregas muito interessantes. Diria menos do que há duas semanas.

Entregas de branco - clique na imagem para aumentar

PREVISÃO DE COLHEITA

A previsão dos técnicos, um aumento de 15% face ao ano passado, é globalmente correcta. Estou convencido que ficaremos um pouco além disto. A aplicação destes 15% apontava para 58M de litros de branco e ficaremos bem mais próximos dos 60, valor que nos permite repor o stock da região em valores mais razoáveis. Teremos pois condições de estabilidade nos preços, uma correcta remuneração da produção e capacidade para crescer.

A QUALIDADE

Mesmo nesta altura, em fim de vindima de brancos, continuamos a ver uva de muito boa qualidade. Foi sem dúvida um excelente ano de otima matéria prima.

O CONTROLO

Salvo este ou aquele caso excepcional, tem sido uma vindima serena com ótima articulação entre as acções de controlo público, nomeadamente da ASAE e privado com o plano da CVRVV a ser executado exactamente como previsto. Uma novidade, este ano os auditores do IPAQ acompanharam as acções de controlo.

Tendo em conta o plano de controlo da CVRVV, uma questão que nos é colocada por vários produtores é a de saber que alterações teremos nesta a partir de 6 de Outubro como se indicava no cronograma. Ora, sem prejuízo de melhor decisão da Comissão Executiva, não vejo neste momento motivos para alterar um procedimento que se está a mostrar eficaz e que funciona de forma serena em toda a região.

Precisamos é de acabar a vindima, fazer bons vinhos e leva-los ao cliente !

Sem comentários: