segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Exportações até Agosto

Clique na imagem para aumentar
Dados do INE/Intrastat. São provisórios e por isso a analisar com cautela. O INE introduz correcções ao longo do tempo. Da experiência que temos, os dados de volumes são muito robustos, mais do que os valores, que terão correcções mais profundas.

Em termos globais,a tendência é positiva, crescemos em volume, 8% mas sobretudo em valor, 14%.

Os mercados  porém comportam-se de forma distinta. Muito bem nos EUA onde continuamos a crescer, mais em valor. menos bem na Alemanha, onde os números são sempre influenciados pelos contratos dos grandes hipermercados. Menos bem no Brasil e Angola, onde a macro economia aterrou.

Quanto à França, só tenho um comentário. Quando entrei nos vinhos em 1992, era vox populi que o mercado Francês ia acabar na segunda feira seguinte porque os emigrantes iam acabar e os filhos nunca comprariam vinho português. Os factos falam por si. Pode ser um mercado de preço, com uma distribuição difícil, sempre "torpedeado" por negócios paralelos mas é, continuará a ser um mercado muito forte.

Nota: as tabelas em que baseio os artigos estão sempre disponíveis na página internet da CVRVV mas se lhe faltar algum dado,não hesite em me contactar directamente.

Sem comentários: