segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Vinho Verde: vindima e stocks a 30/11

A 3 de Out, no fim da vindima, uvas optimas a entrar em Ponte de Lima

Como é habitual, procuro apresentar os dados no Conselho Geral da CVRVV antes de os publicar aqui, motivo único pelo qual o resultado da vindima demorou um pouco a ser publicado.

Tivemos uma vindima com uma qualidade fabulosa. Disse-me alguém nessa altura com um sorriso: "as uvas são tão boas que espero que os enólogos não as estraguem ". Realmente, quem se lembra dos últimos dois anos com as uvas a chegarem às adegas no meio de chuva, e num estado muito aquém do desejado, 2015 marca a diferença.


Fonte CVRVV; valores em litros

O quadro acima traduz as produções dos últimos anos. Na última linha, o aumento percentual. A produção global aumentou este ano 27% face ao ano anterior. Até o tinto aumentou um pouco quando se previa uma descida. Note que as percentagens são diferentes em cada produto.

Em baixo o quadro das existências. Ao contrário do habitual, não considerei três anos mas sim seis, que nos dá uma ideia mais estruturada. Como é habitual, separei o branco e o mosto branco, mas devem ser considerados em conjunto para conhecer a oferta de branco que finalmente chegará às prateleiras.


Diria que temos um stock confortável. Não há um excedente e temos de ter em conta como será a próxima vindima mas finalmente saímos da situação de escassez que nos levou à vindima. Neste contexto, não se justificam ( digo eu ) grandes variações na cotação do granel. Como verá no artigo seguinte, as vendas estão sólidas, precisamos deste vinho.

Sem comentários: