segunda-feira, 9 de maio de 2016

Stocks e vendas em Abril

Clique na imagem para aumentar

Vamos analisar os mapas relativos a Abril que acabam de ser publicados.

O stock de branco mantém-se confortável. A ver vamos como será a vindima. Ainda é cedo mas pelo menos já passamos o período pior do risco de geada. Nada a apontar aos restantes, vamos aguardar pelas primeiras previsões de colheita daqui a um mês.

Clique na imagem para aumentar

O mapa de brancos é interessante. Começamos o ano abaixo de 2015 ( ver artigos anteriores ), a meteorologia também não ajudou mas no acumulado de Abril já passamos a linha de água.

Clique na imagem para aumentar

O mapa de tintos e rosados mantém a tendência de meses anteriores. Mais 1, 2 anos e estamos a vender mais rosado que tinto. Note porém que o rosado não "são favas contadas". É um produto muito sazonal, mais que o branco, e cujo crescimento tem vindo a abrandar um pouco.


No mapa de "outros brancos" que reflecte os segmentos de castas, muito interessante o comportamento do Alvarinho DO que mantém o crescimento demonstrado desde que em 2013 se iniciou o debate Alvarinho. Porque nenhum outro fenómeno e relevo se registou, parece-me claro e muito positivo que este debate contribuiu afinal para aumentar a notoriedade da casta. E ainda bem !

O Loureiro tem-se mantido pouco activo este ano mas recordo que vimos de um crescimento elevadíssimo nos últimos dois anos.

Sem comentários: