sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Imagens da Vindima 2016

A vindima é um momento intenso, só entendível por quem lá anda, inevitavelmente sem horas: os produtores, os fornecedores de todos os bens e serviços, as empresas de apoio, uma enorme comunidade. Reproduzo aqui algumas fotos publicadas na Internet por produtores e colegas.

A Quinta de Santiago, produtora de Alvarinho em Monção é quase sempre quem abre a vindima na região. Este ano não foi a primeira mas esteve lá perto.

Foto: Joana Santiago
Mesmo ao lado, produz-se o Foral de Monção, na Quinta das Pereirinhas. O João Pereira, produtor reparte a sua vida por vários pontos do Minho, mas ainda teve tempo para fazer estas fotos. Muito significativa a segunda, a recordar que o vinho não é industria, mas sim uma enorme comunidade de gentes e território.


Fotos: João Pereira
A Adega Cooperativa de Monção começou por receber Trajadura e de seguida Alvarinho e finalmente o tinto. Este produtor foi um dos primeiros e trazia a Trajadura. Algumas destas uvas irão para o Muralhas, uma marca grande do Vinho Verde.



A região dispõe de tecnologia de vinificação do que de melhor se faz no mundo, capaz de valoriar ao máximo a qualide e genuiniade da uva. A sala de prensagem da Adega de Monçao é impressionante!

Fotos: Armando Fontainhas
Mais abaixo, em Braga são bloggers que estão a visitar a região e a ver como se faz o vinho por cá.


Fotos: Bruno Almeida


Nos próximos dias há mais !

Sem comentários: