segunda-feira, 10 de abril de 2017

Stocks e vendas em Março: há novidades !

Março fechado, já temos três meses de vendas acumuladas para podermos aferir um pouco do ano.
E que ano promete ser !

Mas comecemos pelo mais sereno: os stocks.

Clique na imagem para aumentar


Nada de novo aqui: há vinho. O stock permite encarar o ano com serenidade e, salvo se a próxima vindima trouxer novidade, encarar uma estabilidade de preços nos mercados de uva e de granel.

As vendas de branco ( quadro em baixo ) estão muito compostas e recuperamos uma ligeira perda que tínhamos tido no início do ano passado. 8% de aumento é um optimo resultado: sem que o mapa nos permita afirmar onde estamos a crescer, é natural que este crescimento esteja sobretudo nos mercados externos. Em breve teremos dados do INE sobre exportações e aí comprovaremos.

Clique na imagem para aumentar

Muito bons, aliás excelentes, são os resultados das categorias de maior valor, as castas, no mapa seguinte.

Estamos com um forte crescimento em todos os produtos. Não é só crescimento mas a intensidade com que este decorre. Comparado com igual período em 2016 estamos 8% acima no Alvarinho, 28% no Loureiro, 60% no Loureiro-Alvarinho e 21% no Trajadura-Alvarinho.


Clique na imagem para aumentar

Claro que isto são números de início de ano. Não espero, nem espere o leitor, que isto se vá prolongar nos mesmos termos nos próximos trimestres.

No que diz respeito aos lotes de castas, uma observação para ajudar a leitura. O lote Trajadura-Alvarinho é naturalmente liderado pelo Muralhas, que é uma grande parte dos números deste segmento. Quanto ao lote Loureiro-Alvarinho duas observações: a primeira é que era um lote impedido pela lei até ao acordo Alvarinho. Está portanto a dar os primeiros passos. A segunda é que, tal como no caso anterior, há aqui uma marca muito forte que é o Quinta da Aveleda. Porém este segmento, Loureiro-Alvarinho tem muitas novas marcas a aparecer, mais do que o Trajadura Alvarinho.

O mapa seguinte tem algo de histórico: o rosado ultrapassa claramente as vendas de tinto. Mesmo juntando o Vinhão ao tinto geral, a soma é ultrapassada pelo rosado.

A ponderar.



Clique na imagem para aumentar


E é isto, as vendas e stocks em Março.

Boa semana !

Sem comentários: