terça-feira, 25 de julho de 2017

Fecho do semestre: stocks e vendas

Clique na imagem para aumentar

Alguns números antes de férias e antes da previsão de vindima que virá na próxima semana.

Stock de brancos. É uma vindima serena. Estamos acima de 2016 no vinho e abaixo no mosto mas o stock total de branco ( vinho+mosto ) é praticamente igual a 2016, quase 1% acima. Idem para o tinto, um stock ligeiramente inferior. Aqui confrontado, como veremos adiante, com vendas pouco famosas. O stock de rosado é um pouco superior mas as vendas também o são.

Voltando ainda ao branco, onde está o stock ? quase todo em engarrafadores. Apenas 980.000 litros estão na produção o que, a repartir por mais de 5.000 pessoas dá valores irrisórios per capita.



Clique na imagem para aumentar

As vendas de branco mantém-se muito consistentes, tendo aumentado em todos os mapas. Nada de especial a notar aqui, salvo que a inclinação do gráfico faz parecer um aumento enorme. Não é, são 2,5% mas é um bom valor.


Clique na imagem para aumentar

O mapa de "vinhos de cor" no fecho do primeiro semestre confirma as indicações dos meses anteriores: o rosado já descolou do tinto e faz um percursos fabuloso. No tinto, o que cresce é o Vinhão. O tinto de lote continua a desanimar.

Clique na imagem para aumentar

Mês após mês leio este quadro sempre com o mesmo prazer. Aqui estão os nosso vinhos de maior valor e estamos a crescer em todos estes. Tendo o branco de lote um volume gigante e uma enorme inércia no preço, a valorização da região virá pelo desenvolvimento destes segmentos do que pelo aumento do preço médio do lote. E os resultados são muito bons.

NOTA: dentro de dias publico a previsão de colheita e a 10 de Agosto os stocks no fecho de Julho, para falarmos da vindima que se aproxima.

Sem comentários: