sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Acompanhar o pós vindima


A vindima foi maior que o esperado e ainda bem que o foi pois os stocks estavam baixos. É cedo para analisar números. Pelo novo sistema de controlo informático da vindima que lançamos este ano, a CVRVV dispõe de números muito rigorosos das entregas. Porém, o aumento de produção verificado será corrigido com desclassificações para IG, que certamente vão ocorrer por excesso de rendimento. Ou seja, os números que temos hoje apontam para um aumento superior ao que resultará das DCP's.

Uma preocupação que temos é que o resultado da vindima corresponda exactamente ao das DCP’s.

Estabelecemos pois em Comissão Executiva um programa de acompanhamento muito próximo, que será feito pelo departamento de Controlo da CVRVV e que terá duas fases:

  • até ao fim do período de entrega das DCP's, em Novembro, serão feitas verificações de existências aos produtores com vinho em adega para aferir dessas existências;
  • todos os trânsitos são presenciados e aproveitaremos a assistência à carga para verificar as existências em armazém;
  • a partir de Fevereiro, faremos novas verificações de existências até ao verão, de modo a incentivar que os produtores que vendem vinho à porta sejam rigorosos quanto à documentação imediata dessa venda.
Tenho ouvido dizer por aí que o aumento de produção iria acarretar uma baixa de preços no mercado de granel. Não me parece. Mas enfim, certamente o futuro nos dirá.

Sem comentários: