segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Os stocks pós vindima

Clique na imagem para aumentar

Divulguei há dias o resultado da vindima e aqui fica o mapa de stocks a  30 de Novembro já com a vindima adicionada às existências. Tanto falatório na vindima e afinal tudo é tão simples: as vendas estão robustas, a produção foi baixa, logo o stock desce.

No branco estamos com uma existência próxima dos 96 milhões de litros. É inferior à do ano passado mas folgada para o ano comercial que nos espera. Houve quem criticasse o controlo que fizemos a partir de Maio do ano passado mas mal. O stock vinha alto e era preciso manter rigor. Defendo que o mesmo deve ocorrer este ano.

Onde está este vinho? o segundo mapa ajuda-nos a perceber.



Clique na imagem para aumentar

Está fundamentalmente nas adegas e sociedades comerciais engarrafadoras. Na produção muito pouco. Também algum nos designados "produtores-engarrafadores" ou seja as "quintas".

Isto sucede porque cada vez mais os produtores, e bem, entregam as suas uvas, ao invés de fazerem vinho em casa. O mercado de "vinho na produção" tem vindo a diminuir e hoje, bem vistas as coisas, é insignificante: recorde que os 3,9 M litros de branco estão repartidos por quase dez mil produtores, cada um com um pequeno stock.

Temos pois tudo pronto para o ano de 2019. Há condições para respondermos à procura, talvez cm uma ligeiro ganho de valor.


Sem comentários: